Saturday, February 25, 2006

"Love is a force of nature..."


Aqui há tempos falei com a minha Aninhas (enas! :p ) na sequência de termos ido ao cinema; uma conversa longa e profunda, que nem toda a gente se atreve a ter por preconceito – é que, já se sabe, é mais fácil não falar das coisas do que admitir que possam realmente ser factuais.

Fomos ver “Brokeback Mountain”… e juro que ando impressionada com a repulsa em torno deste filme. Não entendo o que as pessoas têm contra um filme sobre uma relação homossexual… Parece-me que deve ser mais fácil repudiar um filme (repudiando representativamente tudo o que nele se encontra implícito) do que admitir que a realidade se possa assemelhar um pouquinho que seja “àquilo”. Olho à minha volta para ver pessoas a dizer (por exemplo) “Credo, EU, pagar para ir ver um filme de cowboys gays??!!”

Mas afinal porquê? Que mal tem? Porquê esta manifestação homofóbica, porquê tanta raiva? Quem ditou que o amor era estrito e tinha regras? Não se diz que a base do amor é ser desprovido de razão? Porque é que é tão absurdo que duas pessoas se amem independentemente de estatuto social, cor de pele ou até sexo?

Este filme é a história de duas pessoas que, por causa de preconceitos estúpidos como este, nunca puderam “expor-se”, partilhar a sua vida em público, perante toda a gente… porque sabiam o quanto seriam recebidos com hostilidade. E embora tudo se tenha passado há mais de 40 anos, tudo nela se mantém tão aterrorizadoramente actual… que até impressiona!

Todos os dias se suicidam adolescentes que não conseguem suportar a agústia de assumirem a sua sexualidade perante uma sociedade homófoba e hostil… violenta até. E isso é justo? Que o preconceito se imponha ao livre arbítrio que uma pessoa tem sobre a sua vida? Se uma pessoa ama… que direito tem o mundo de lhe dizer que não tem o direito de amar?

Tudo isso me revolta e enche de raiva… Só consigo louvar a coragem destes autores, realizadores e actores, pois estão a marcar uma posição, mesmo em minoria.
No fundo o filme é uma belíssima crítica… E acima de tudo, digam o que disserem… é uma belíssima história de AMOR.

4 comments:

Anonymous said...

E eu fico sem nada a acrescentar... Já te disse tudo aquilo que achava e concordo plenamente com tudo o que disseste.

E sim, continuo a sentir um enorme desconforto por fazer parte duma sociedade onde uma história como esta se "mantém tão aterrorizadoramente actual… que até impressiona!" (não diria melhor!)

Enfim, gostei muito do filme e tenho esperança que dentro de bem pouco tempo histórias de Amor como esta possam ter um final diferente.

As conversas que nós temos... =P

Beijoucos!!!!

Anonymous said...

A je agrees completamente.

Disseste q era um post polemico?
O filme é polemico pq as pessoas sao preconceituosas... alias, nem lhe chamaria polémico, porque isso implica uma divergencia de opinioes em torno de algo, coisa q n acontece c este filme. O q acontece é que ou se aceita, se compreende e se sabe apreciar um bom filme, ou nao.

Agora o teu querido post, nao :) o teu post esta fabulástico (como sempre!) e expressa bem o que sentimos (nos, q fomos ao cinema). Por isso, tal como a ana, n tenho nd a acrescentar

*Beijito

Zeca said...

Lol novamente digo k sabes escrever rapariga. Dá gosto ler o que escreves :)

Kt ao post acho que disseste tudo. Isso do suicidio é assustador, também ja me tinha deparado com a situação e sempre achei assustador. É algo que não cabe na cabeça de ninguem, e mesmo pequenas atitudes como dizer "paneleiro" ou coisas do género fazem a diferença para muita gente.

Mas pronto....são coisas que ~só aos poucos se vão mudando.... nós podemos fazer a nossa paret, mas pouco mais :)

Luvs U

*********

Anonymous said...

eu tnh a dzr k me caguei a rir c este filme pk "ennis"lembrava-me ainazzzz...dakela serie da mtv..ok eskeçamm..lol..:P..opa eu n tnh klkr tipo d problema em ver 2 gajos ou 2 gajas às beijetas na rua..lol...kem tem desses problemas sao as beatas da igreja k vao tds os domingos a missa e nem sabem o verdadeiro significado da palavra fé, e umas otras pessoas k sao cmpletamente intragaveis e defendem a moral e os bons costumes e condenam td uk dizem ser "contra-natura"sem seker terem tido oportunidade para refletir ou n kerem refletir sobre a parvoíce k vai nas suas cabeças..enfim...para todas estas pessoas a k me referi deviam era ir L*** no C*!!!:D!!!ja me revoltei!agora vo falar a serio!eu axo mt sinceramente, k ,meus amigos!!tamos em pleno sec XXI..ja n ha hipocrisia e sinismo suficiente e k seja aturavel para chaparmos com este tipo d preconceito ranhoso..sem eira nem beira e sem ponta por onde se lhe pegue...frustro-me c a mediocridade das pessoas...a sua mente recriminatória...a sua porcaria mental...!afinal d contas os homossexuais são pessoas cm as otras e acima d td sao pessoas que só kerem ter paz nas suas vidas, viver sem "apontares d dedos"na rua, enfim...viver trankuilamente.O k era mt+fácil senao existisse este genero d preconceitousos no mundo!kt a mim, tnh alg1s amigos gays e lésbicas tb e são pessoas porreiríssimas!!xeias d sentido d humor(um bcd colas, as xs..lol:P) e com kem é mt agradável estar e ter 1 boa cnversa..n sao nnhum bixo papão...dito isto, revelo a minha verdadeira indignação pelos homofóbicos..lol..ahh e gostei imenso do filme!!principalmnt pk a sara s ri das mesma tretas k eu e assim é mt +divertido:D******